quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dia Do Cultivo


Neste semestre o “Dia do Cultivo” buscou renovar a proposta de reflexão, integração e espiritualidade para educandos e educadores dos turnos manhã e tarde, Projeto Semeando Vida e Trabalho Educativo, com o tema da campanha da fraternidade: “Economia e Vida”.

A construção da proposta da temática foi desenvolvida pelos educadores Maria Laura, Cíntia Rosa, Cássia Andrades e Marcelo Ribas, sobre apresentação inicial da Coordenadora Naide Corrêa.

No turno da manhã a criatividade na elaboração de algumas atividades pelos próprios alunos das oficinas de Informática e Manicure permitiu momentos de pensamento, descontração, alegria e até dança. Mostrando que as “sementes” de fraternidade e compromisso com nossa proposta esta dando frutos a cada dia. Destaque para a pratica culinária das oficinas de Padaria que apresentaram, junto com a educadora Lenice Temp, uma proposta de reaproveitamento de alimentos, neste exemplo, utilizando cascas de banana para fazer um bolo. Que ficou uma delícia!



Neste semestre nossa mensagem teve intenção de divulgar objetivos específicos da Campanha da Fraternidade, como, por exemplo, sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem, bem como buscar a superação do consumismo, que faz com que o "ter" seja mais importante do que as pessoas.

Além das dinâmicas organizadas pelos educadores e educandos as discussões geraram em torno de vídeos sobre a temática e problemas sociais relacionados ao consumismo excessivo gerador da ganância e desvalorização do ser humano, o que faz com que priorizemos os bens materiais e fortalecemos a distância entre as pessoas. 
No turno da tarde simulamos uma audiência onde o réu era o dinheiro. Esta atividade gerou uma discussão com base nas necessidades do dinheiro assistidas no filme “Ilha das Flores”. A atividade enriqueceu a tarde com prós e contras do uso, ou não, necessário do dinheiro.




Ao final das atividades os educandos puderam plantar uma semente em um recipiente e levar para casa a simbologia do plantio de nossas reflexões deste dia especial.

Em breve, link para todos os materiais utilizados:

Apresentação da Campanha da Fraternidade 2010
Vídeos sobre a campanha - 1 - 2 - 3 - 4 -5

Mais imagens  na barra lateral


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui!

Nùmero de acessos