sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Lar Dom Bosco comemora a Semana Farroupilha(Resgatando nossas origens).

“Farroupilhas: ideais, cidadania, revolução,” – Tema da Semana Farroupilha

Mais uma vez usufruímos o que o Parque Estância da Harmonia oferece de melhor, revendo um pouco da história, os conceitos, os costumes, a gastronomia, os mitos, a hospitalidade e a cultura de nosso povo, de nossas tradições. Os educandos do Trabalho Educativo e Projeto Semeando Vida puderam aproveitar um passeio fora da rotina urbana. Passeamos por alguns piquetes do parque, incluindo o da Petrobras, recebendo a atenção carinhosa de Jane de Paula, uma das responsáveis pelo lugar. Fizemos um “tiro de laço” no Piquete da Nestlé, onde fomos muito bem acolhidos, além de sabermos um pouco mais sobre sua história do seu amor à cultura.
Outro momento que mostrou o resgate às tradições aconteceu no Centro de Eventos Casa do Gaúcho onde, junto com crianças de diversas escolas da capital, acompanhamos danças, histórias e músicas nativistas interpretadas ao vivo na Ciranda Escolar, sobre coordenação da dona Neusa.
Ao visitarmos a Chama Crioula, símbolo de paz e liberdade entre os povos, ouvimos duas lendas tradicionais gaúchas. O Piquete Laços de Sangue, permitiu que pudéssemos ver de perto objetos e utensílios do gaúcho do campo, apresentando uma memória inesquecível de nossa cultura. Ouvimos e nos surpreendemos com a lenda do Lobisomen. Por último, demos uma tchauzinho para as câmeras do Piquete Rodrigo Cambará, que mostra imagens on-line do evento todos os anos.

Foi uma semana de volta as tradições e ainda estão programadas outras atividades relacionadas à valorização da nossa cultura: a visita ao Memorial do Rio Grande do Sul, o vídeo do Guri de Uruguaiana e a Gincana Gaudéria, onde todos, educandos e educadores brincam num jogo ao estilo “passa ou repassa”.
Mas isto é assunto para outra matéria.

Enfim tchê, a gurizada se sentiu como mosca em rolha de xarope!


Links de imagens ao vivo do Parque acesse: Piquete Rodrigo Cambará

Mais fotos na barra lateral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui!

Nùmero de acessos